Cuidando de seu gelo

gelo
Material: Uma pedra de gelo para cada participante. O gelo deve ser desenformado antes de iniciar a brincadeira para que não haja perda de tempo.

Desenrolar da brincadeira: O líder ou facilitador deverá colocar uma pedra de gelo na mão de cada pessoa do grupo, antes, porém, irá alertar: Assim que pegar o gelo vocês deverão estudá-lo para encontrar a melhor maneira de cuidar dele. Vocês não podem devolver o gelo ao refrigerador e nem jogá-lo ao chão.

Deve ser dado 2 minutos para que eles resolvam o problema.

As pessoas se sentirão incomodadas com a água pingando e provavelmente perderão o foco ficando sem saber o que deve ser feito; muitos poderão tentar imediatamente livrar-se de seu dever e se desfazer do gelo, outros se sentirão impulsionados a levar o gelo à boca para livrar-se da água e haverá os que reclamarão da dor que o gelo causa ao ser segurado, porém devem ser todos incentivados a permanecerem com o gelo pelo tempo determinado ou até encontrar uma solução satisfatória.

Objetivos: Com esse quebra gelo pode-se transmitir duas preciosas lições:

    1. Passado os dois minutos o líder deve recolher todas as pedras de gelo em um mesmo recipiente, fazendo com que fiquem juntas e ensinar:
    -A melhor forma de conservar o gelo e fazer com que todas as pedras fiquem juntas, conservando umas as outras o máximo de tempo possível. Da mesma forma somos nós, como um grupo. Somente seremos fortes se nos mantivermos unidos cuidando e apoiando uns aos outros quanto mais tempo pudermos.

    2. O líder agora compara a pedra de gelo a uma pessoa que chega ao grupo se ‘’derretendo” em busca de apoio e solução.
    Então pergunta:
    - É como acabamos de lidar com a pedra de gelo que devemos agir com uma nova pessoa que chega em nosso grupo?

    Depois o líder começa a citar o comportamento que observou cada um ter com gelo e questionar de acordo com a atitude que aquela pessoa demonstrou: “João você tentou se livrar dela”, “Maria você tentou passar ela para outro cuidar”; “Nelson você tentou devora-la”; “Carlos você reclamou do desconforto que ela proporcionou”…etc.

Ao fim todos se divertirão e aprenderão uma preciosa lição que, com certeza, trará grandes benefícios ao grupo.

Esta dinâmica foi desenvolvida pela redação do site Oleoprecioso e é destinada apenas para uso em grupo. Qualquer tipo de publicação ou reprodução por quaisquer meios fica proibida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>