O que faz o amor se acabar?

Por que o amor se acaba?
Tudo que queremos nessa vida é amar e ser amado, mas amar e ser amado não parece algo tão simples, essa é a grande explicação para o fato de existirem muitas pessoas que não conseguem amar e muito menos, serem amadas. E existem algumas que até conseguem amar, porém não conseguem resistir a força das decepções que a vida oferece. Isso acontece por que muitas vezes não compreendemos os caminhos do amor e nem as motivações de sua existência. Se não o alimentamos ele simplesmente acaba, porém muitos, sequer, sabem por que o amor se acaba. São vários motivos que fazem o amor se acabar. Citaremos apenas quatro deles:

1. O amor se acaba quando não é correspondido. Nos relacionamentos não existe nada pior do que oferecer amor e nada receber em troca. Existem muitas pessoas vivendo amargas decepções porque se doaram, se entregaram a um amor profundo e o que receberam em troca foi somente o desprezo. Ninguém consegue suportar o desprezo, a incompreensão e um coração frio e indiferente. Não importa se vem dos pais, amigos, cônjuges ou irmãos. Quando os sentimentos e afetos não são retribuídos na mesma medida tendem a acabar

2. Quando existe o distanciamento: O amor geralmente não suporta as distâncias por que ele precisa ser alimentado de sentimentos verdadeiros e sustentar laços que somente a presença pode oferecer. Muitos relacionamentos se viram rompidos pela distância que fez com que as pessoas adquirissem novas prioridades, novos projetos e seguindo novas direções em suas vidas, o amor acabou sendo sacrificado. Quando não acaba conforma com a separação. Há de se tomar cuidado também com a distância que se desenvolve mesmo com as pessoas próximas. Esse tipo de esfriamento do amor é muito comum em nossos dias por causa das tecnologias e da dificuldade de se entender ou comunicar.

3. Quando cai em rotina: Temos que tomar muito cuidado em nossos relacionamentos para que as coisas não se tornem muito comuns. O comum é que traz a rotina e somente acontece em todas as áreas quando deixamos de fazer as coisas com alegria, satisfaço e emoção.

4. Quando há brigas e desentendimentos: A coisa mais fácil que existe é brigar, ofender e maltratar as pessoas que amamos. Temos uma imensa facilidade em ferir a quem está mais próximo de nós. Existem muitos relacionamentos que estão comprometidos pela mágoa, pela amargura, pelo ressentimento e pela falta de perdão. O amor não consegue suportar quando as brigas e ressentimentos duram muito tempo e os envolvidos não buscam soluções sinceras de restauração.

Já que aprendemos alguns motivos pelos quais o amor se acaba, então surge uma grande dúvida: Por que o amor de Deus por nós não se acaba? A resposta é muito simples: O amor de Deus não se acaba por ser incondicional, ou seja, independente de nosso comprometimento com esse amor, Ele continua nos amando. Deus não é carente de ser amado para nos amar, Ele sempre vai continuar nos amando, sem levar em conta o tipo de sentimento que alimentamos por Ele; O amor de Deus não se acaba por que não existe distanciamento. Ele está conosco todos os dias; O amor de Deus não se acaba por que não existe rotina. Deus tem sempre coisas novas para nossa vida e por ultimo, o amor de Deus não se esgota por que por mais que o entristeçamos e O decepcionamos Ele está sempre disposto a nos perdoar e nos dar uma nova chance.

Esta é uma das lições semanais ministradas em todos os nossos grupos familiares

Autor: Adeneir Sousa de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>