Aprendendo sobre nossa fé

fé-a-certeza
Se nos perguntarem o que é a nossa fé provavelmente responderemos que fé é acreditar. Mas fé realmente seria só acreditar? Há uma explicação na Bíblia para nos orientar de forma mais profunda sobre o que é fé. Segundo o escritor aos Hebreus, a fé se resume duas coisas paralelas. 1) a certeza daquilo que se espera.2) A convicção dos fatos que se não vêm. Compreendermos esse duplo significado irá nos ajudar a obter mais respostas para nossas orações.

Minha oração será respondida se eu tiver certeza daquilo que espero. A certeza é um elemento fundamental para que continuemos orando. Ter certeza de que iremos receber o que esperamos nos trará muito maior motivação e paciência para buscarmos a Deus. Você só sai de sua casa para o aeroporto a fim de esperar um parente quando tem certeza que ele chegará. É essa mesma certeza que devemos ter quando aguardamos respostas de Deus (2 Co 5.7). Mas o que provocará essa certeza em nós? A fé. Orar com fé é orar com a certeza de que o que se espera será alcançado (Rm 8.25). Quando Jesus orou para que Lázaro fosse ressuscitado ele disse a Deus. “Pai eu sei que tu sempre me ouves” (Jo 11.41-42).

Quando Elias desafiou os profetas de Baal o fez com muita ousadia e coragem. Antes de orar para que Deus enviasse fogo sobre o altar, a Bíblia diz que ele jogou água sobre o altar e em volta do altar. Todos sabem que a água é inimiga número um do fogo. Então por que ele lançou água em um lugar que ele esperava que caísse fogo? Ele fez isso para nos ensinar sobre sua certeza de que Deus responde as nossas orações, independente de quaisquer circunstâncias (1 Rs 18.22-39).

A fé é também a convicção dos fatos que não se veem. Sabemos que existe o mundo espiritual, que tem anjos nos guardamos (Sl 64.7). Que nossa oração sobe ao céu e que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26). Sabemos também que nossos pecados estão perdoados e que temos morada eterna garantida. Tudo isso são fatos, acontecimentos e promessas que não podemos contemplar a olho nú, temos, porém a mais absoluta convicção de que tudo isso é real por que contemplamos pela fé. Nunca fomos ao céu, mas sabemos que ele existe por meio da fé. Da mesma forma, não podemos contemplar nossas vitórias futuras e nem o cumprimento das promessas que a nós foram feitas, com olhos humanos, mas podemos ver tudo com muita clareza pelos olhos da fé, por que a fé é a convicção de tudo aquilo que não se vê. (por mais que as pessoas insistam que você é o mesmo, você tem a convicção de que sua vida mudou por completo e que tudo que você precisa está muito perto e você pode ver pela fé)

A fé, por fim, nos mostra o resultado de nossa esperança. É por ela que temos certeza que todas as promessas de Deus, tanto do agora quanto do futuro, serão alcançadas por que temos certeza daquilo que esperamos. Também temos, pela fé a convicção de que Deus está agindo para resolver nossos problemas, curar nossas feridas, nos dar um amanhã vitorioso e realizar nossos sonhos. Não estamos vendo ainda, mas temos certeza que Ele age em nosso favor por que a fé é convicção daquilo que ainda não podemos contemplar.

Adeneir Sousa
Saber mais sobre o autor Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>