Dinâmica de quebra gelo: Um presente ou remédio?

Número máximo de participantes: 10 pessoas

Material: Copos descartáveis de 100 ml, uma jarra cheia de suco ou refrigerante gelado e uma garrafa térmica com chá de qualquer planta, desde que não seja chá medicinal. Sugestão: poder ser chá de Camomila, Erva Matte, Canela etc. É muito importante que o suco e a quantidade de chá sejam suficientes para servir os copos de todos os participantes.

Desenrolar da dinâmica:
O líder o facilitador primeiramente deverá explicar a todos que cada um irá servir em apenas um dos copos de cada pessoa aquilo que achar que ela merece pelo seu comportamento e colaboração junto ao grupo. Se o que irá servir achar que a pessoa dona do copo merece um brinde ela servirá uma pequena quantidade de suco em um de seus copos, se achar que essa pessoa precisa melhorar ela servirá um pouquinho de remédio (chá). Lembrando que um dos copos de cada participante será destinado para suco e outro para chá e que a quantidade servida por cada participante deve ser pequena para que todos possam colocar aquilo que achar justo. Nenhuma pessoa deverá servir seu próprio copo.

Quando todos participarem deve se observar os volumes dos copos. Se o copo de refrigerante ou suco do participante estiver mais cheio é porque  ele merece um brinde, se estiver mais cheio o de chá é porque essa pessoa merece remédio.

Separa-se todos que precisam de  remédio em um só grupo e eles devem tomar todo chá à frente de todos que deverão aplaudir pela perspectiva da cura. Depois separa-se os que merecem brinde em outro grupo para brindar o bom desempenho que apresentam no grupo. Esse grupo também deve receber aplausos.

Propósito: levar o grupo ou célula à reflexão sobre o papel e o desempenho de cada um no grupo e revelar que cada pessoa pode ser curada e assim produzir muito mais pelo crescimento do grupo.

Cuidados: Essa dinâmica não deve ser aplicada á grupos muito novos onde as pessoas ainda se encontrem em fase de adaptação. Ela somente é aconselhável para grupos que já apresentem relacionamentos mas sólidos. No momento de servir o líquido ou chá deve se limitar apenas a servir o líquido indicado sem mencionar falha ou defeitos dos participantes. Isso evita que pessoas fiquem magoadas ou constrangidas.

Por: Adeneir Sousa


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>